Exótico Pet - Animais Exóticos | O site dos Pet Hobbystas!

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Alimentação dos Répteis


jabuti
A alimentação dos répteis depende da espécie, embora a maior parte dos répteis seja carnívora, como as serpentes, parte dos lagartos e algumas tartarugas, existem espécies com dietas bem variadas.

A maioria dos répteis carnívoros alimentam-se de animais menores capturados através da caça. Desta forma, eles têm desenvolvido instintos altamente oportunistas e predadores, os tornando animais de reflexos rápidos, fortes e extremamente perigosos. Esses répteis possuem sofisticados métodos de caça. As cobras venenosas picam suas vítimas com rapidez e injetam nelas poderosas toxinas, matando-as ou paralisando-as. Enquanto as cobras constritoras, como a píton e as jiboias, sufocam suas presas até a morte, antes de engoli-las, envolvendo seu corpo em espiral ao redor do animal. Os grandes répteis carnívoros, como as Sucuris e os crocodilos, atacam e comem presas maiores, como porcos, veados, lagartos grandes. As cobras, principalmente, podem engolir animais inteiros, ao desprender suas mandíbulas inferiores e esticar sua pele, elas ingerirem animais bem maiores e mais pesados do que elas. E quando isso ocorre elas pode passar dias praticamente imóveis apenas digerindo o seu último banquete.

iguana

Alguns répteis têm dietas altamente especializadas, se alimentando quase exclusivamente de um único tipo de alimento. A cobra americana egg-eating (comedora de ovos), por exemplo, como o próprio nome indica, come principalmente ovos. Já as tartarugas-de-couro, as maiores tartarugas marinhas, se alimentam quase exclusivamente de água-vivas e outras criaturas marinhas de corpo mole. Alguns répteis, como espécies de tartarugas e jabutis, são herbívoros e se alimentam somente de plantas e frutas. A iguana marinha, por exemplo, se alimenta somente de algas das rochas localizadas debaixo da água.

Mais artigos sobre Répteis:

Alimentação <> Habitat <> Reprodução<>Dicas e curiosidades

 
Banner
Banner