Exótico Pet - Animais Exóticos | O site dos Pet Hobbystas!

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

LEOPARD GECKO


leopardgecko
Os Leopard Geckos (Eublepharis macularius), ou em português Geckos Leopardo, são répteis nativos dos desertos rochosos do norte da Índia e do Paquistão, atingem tamanhos médios de 20/25cm e pesos até 100g, sendo que os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas. Têm hábitos noturnos, alimentam-se de insetos que caçam com grande destreza.

Os Geckos são muito ativos durante a noite procurando as suas presas. Observá-los nesta atividade é uma tarefa bastante gratificante. O seu olhar alargado, vivo e alerta redobra o interesse quando avista sua presa. O nome do gênero (Eublepharis) vem de eu = verdadeiro e blephar = pálpebra. Pois todos os membros do gênero Eublepharis têm pálpebras totalmente funcionais.

A pele que regularmente muda (ecdise) faz parte da sua dieta. Nunca retire a pele do seu Gecko, pois pode machucá-la. Se achar necessário uma intervenção consulte um veterinário especializado neste tipo de animal. leopardgecko

Manuseio

Os Geckos Leopardo, apesar de aceitarem bem o manuseamento se forem habituados desde pequenos, não gostam de serem mexidos, apenas o toleram, assim como a maioria dos répteis.

Evite andar sempre com ele na mão, e evite expô-lo ao clima fora do terrário, pois isso pode ser muito estressante para o animal.

Nos primeiros dias, evite totalmente manuseá-lo, deixe-o habituar-se ao terrário, e não se descuide com as temperaturas e luzes, pois isso também estressa o animal.

Saúde

Mantido sempre em boas condições de saúde e alimentação, o Gecko Leopardo pode atingir 25 cm (incluindo a cauda) e viver de 12 a 18 anos.

Um dos problemas de saúde mais frequentes dos Geckos é a Osteoporose (MBD - Metabolic bone disease) que se traduz num enfraquecimento gradativo dos ossos causado pela deficiência de cálcio. Outra questão importante é a infecção das vias respiratórias. Isto pode acontecer se o Gecko não estiver num ambiente suficientemente quente. Nestes casos recorra imediatamente a um veterinário, dada à sensibilidade destes animais, uma doença mal tratada pode conduzir à morte.

Mantenha-se sempre atento a potencial presença de parasitas, pois estes são os principais causadores de propagação de doenças e de infecções.

Fonte: Projeto Legalizar


Mais artigos sobre Leopard Gecko:

<> Alimentação <> Habitat <> Reprodução <> Dicas e curiosidades


leopardgecko

 
Banner
Banner